Federação Espanhola de Enologia que indicou que o consumo de vinho contribui na prevenção da doença

Na segunda-feira, 23 de março, a Federação Espanhola de Enologia divulgou em seu site a conclusão de um debate entre comunidade médica e enólogos sobre a relação entre o COVID-19 e o vinho. Em declaração, a FEAE assegura que “o consumo moderado de vinho, desde que levado a cabo de forma responsável, pode contribuir para uma melhor higiene da cavidade bucal e da faringe, onde é comum o vírus alojar-se numa eventual infecção”. Segundo a Federação, isso se dá pela “combinação simultânea de álcool, ambiente hipotônico e a presença de polifenóis”.

A informação que se espalhou rapidamente entre os veículos de comunicação e redes sociais não chega a ser uma fake news, mas pode gerar uma interpretação errônea e falsas esperanças de cura. Apesar de concordar com a lógica da Federação Espanhola, o enólogo Paulo Venturini, integrante da Associação das Vinícolas dos Altos Montes alerta sobre ter cautela na interpretação dessa afirmativa. “O vinho higieniza muito bem a boca e a faringe, que estão entre os principais pontos de contaminação. No entanto, isso não pode ser confundido com poder de cura do Coronavírus, pois isso realmente não é possível”, confirma.

Venturini também alerta para o consumo consciente da bebida alcóolica. “O consumo de vinho deve ser moderado para ter um efeito interessante. Pois não adianta estar com a boca higienizada e acarretar diversos outros malefícios para o organismo”, complementa o enólogo.
Vinhos dos Altos Montes - Localizada na Serra Gaúcha, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, a região possui o registro de Indicação de Procedência (IP) dos Altos Montes e é responsável por rótulos premiados em todo o mundo Desde 2002, a rede vitivinicultora e o enoturismo local são fortalecidos pela Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), composta por dez vinícolas: Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini, Vinhos Fabian, Fante Indústria de Bebidas, Vinícola Luiz Argenta, Vinícola Mioranza, Vinícola Panizzon, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos e Vinhos Viapiana. Mais informações podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.