Risoto é sempre uma boa pedida para receber os amigos. E acompanhado de vinho, deixa a combinação perfeita. “O risoto de cogumelo pode ser servido com espumante Brut, que harmoniza perfeitamente com suas características de estrutura e paladar”, comenta o enólogo Cedenir Fortunatti, da Fante Bebidas, associada das vinícolas dos Altos Montes.
Confira abaixo a receita.

Ingredientes
400g de shimeji
200g de cogumelo-de-Paris
3 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1 litro de caldo de legumes (que você pode fazer previamente em casa)
1 cebola grande picada bem fina
2 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara (chá) de vinho branco ou de espumante brut
1/4 de xícara (chá) de salsinha picada
2 dentes de alho picados
Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
Queijo Gruyère ou parmesão ralado para dar ainda mais cremosidade

Preparo
Começamos por refogar com uma colher de manteiga e um dente de alho os cogumelos. Vá mexendo e refogando até ficarem macios. Acerte o sal e a pimenta e reserve.
Antes de começar o risoto, esteja com o caldo de legumes bem quente.
Na panela, coloque um pouco de azeite e a cebola e refogue. Acrescente um dente de alho e refogue mais um pouco. Junte o arroz e refogue bem.
Coloque o vinho ou o espumante, mexa e deixe até evaporar. Agora coloque uma concha de caldo no arroz, mexa bem, deixe secar um pouco e acrescente mais uma concha de caldo. Repita esse processo até que o arroz fique bem cremoso e cozido.
Junte os cogumelos refogados e bem quentinhos e misture bem.
Junte a colher que sobrou de manteiga para dar brilho ao risoto e o queijo ralado para dar ainda mais cremosidade. Misture tudo. Prove, acerte sal e pimenta. Desliguei o fogo e junte a salsinha. Sirva em seguida com uma taça de espumante Brut Cordelier.
Rendimento: 6 porções

Confira mais informações em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.