Região dos Altos Montes, fica localizada nas cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua, e compõe a maior região produtora

Para quem deseja fazer uma charmosa viagem de inverno para a Serra Gaúcha, observar belas paisagens, visitar vinícolas, degustar vinhos e uma boa gastronomia italiana, mas quer fugir das cidades mais conhecidas ou conhecer novos destinos, a Região dos Altos Montes é a alternativa ideal.

A Rota dos Vinhos dos Altos Montes localizada na Encosta Superior do Nordeste do RS, entre os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua. A região abriga a maior extensão de plantação de uvas e produção de vinhos do Brasil, colhendo até 80 milhões de quilos de uva e produzindo 45 milhões de litros de vinho numa só safra. Além dos vinhos de mesa, a região também é conhecida pela qualidade de seus vinhos finos e é contemplada com o registro de Indicação de Procedência (IP) dos Altos Montes.

Para quem visitar a região terá uma extensa e diversa gama de vinícolas e atrativos para visitar, como grandes vinícolas ou empresas familiares. As vinícolas dos Altos Montes também são marcadas pela história da colonização italiana e proporcionam esse mergulho cultural aos seus visitantes. Atualmente, 12 vinícolas fazem parte da Rota de Vinhos dos Altos Montes. Confira abaixo a lista das vinícolas com mais informações.



Passaporte Altos Montes: visite a região e concorra a 12 vinhos finos

No mês de julho as vinícolas dos Altos Montes, localizadas em Flores da Cunha e Nova Pádua, lançam uma novidade que visa fomentar ainda mais o turismo na região: o Passaporte Altos Montes. A cada vinícola que o turista visitar, receberá um carimbo para preencher em seu Passaporte. Somando o mínimo de 7 carimbos, o turista já poderá submeter seu Passaporte para o sorteio de um kit com 12 garrafas de Vinhos dos Altos Montes, sendo um rótulo de cada vinícola associada.

“Não é necessário somar todos os carimbos em uma mesma viagem. O turista poderá fazer várias viagens a nossa região e ir visitando aos poucos nossas vinícolas”, explica Filipe Panizzon, Presidente da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes.

O Passaporte terá validade de dois anos, após a data do primeiro carimbo. Porém, os sorteios serão realizados a cada seis meses, gerando ainda mais motivação no turista. Os passaportes preenchidos, poderão ser depositados em urnas distribuídas em qualquer uma das 12 vinícolas associadas ou na sede da própria associação.

Apromontes – A Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) foi criada em 2002, para fortalecer a rede vitivinicultora e promover o enoturismo local. Atualmente é composta por doze vinícolas. Mais informações e sugestões de roteiros podem ser obtidas em www.vinhosdosaltosmontes.com.br.



Vinícolas dos Altos Montes
1. Boscato Vinhos Finos - http://www.boscato.com.br/
2. Casa Venturini Vinhos & Espumantes - http://www.casaventurini.com.br/
3. Cave de Angelina Vinhos & Vinhedos - https://cavedeangelina.com.br/
4. Fante Bebidas - http://www.fante.com.br/
5. Luiz Argenta Vinhos Finos - http://www.luizargenta.com.br/site/
6. Terrasul Vinhos Finos - http://www.vinhosterrasul.com.br
7. Valdemiz Vinhos Finos - https://www.montereale.com.br/valdemiz-vinhos-finos
8. Vinhos Fabian - https://vinhosfabian.com.br/
9. Vinhos Viapiana - https://vinhosviapiana.com.br/
10. Vinícola Bebber - https://www.familiabebber.com.br/Home/
11. Vinícola Mioranza - https://www.mioranza.com/
12. Vinícola Panizzon - https://www.panizzon.com.br/institucional


Mapa Turístico da Região - https://cutt.ly/jn6dHcn


Informações turísticas - https://cutt.ly/7n6dL4J