Se você quer surpreender seus convidados com um prato sofisticado e, ao mesmo tempo, conciliar com a consciência tranquila para a saúde, essa é a receita ideal para você. A batata doce é uma ótima substituição à batata inglesa, pois possui diversos nutrientes que fazem bem ao organismo, como ajudar no emagrecimento, controlar o colesterol e aumentar a imunidade.
Aproveitando esse ingrediente, o chef Wander Bresolin, da Vinícola Luiz Argenta, integrante da Associação de Vinícolas dos Altos Montes, compôs um prato ótimo para ocasiões especiais: Nhoque de batata doce, manteiga de sálvia com nozes e queijo pecorino. Confira abaixo a receita.

Ingredientes para massa:
Batata doce - 600g
Ovos - 1un
Farinha de trigo - 100g
Sal a gosto

Ingredientes para o molho e finalização:
Manteiga sem sal - 80g
Sálvia fresca - 10 folhas
Nozes descascadas - 50g
Queijo pecorino ralado fresco 50g

Modo de preparo:
Envolver as batatas com casca em papel alumínio e assar por aproximadamente 1h30m a 200ºC, até que fiquem macias. Ainda quentes, descascar as batatas e amassar com um garfo até formar um purê. Feito isso, reservar na geladeira por aproximadamente 1h ou até que o purê esfrie por inteiro. Após resfriado, misturar ao purê o ovo, a farinha e o sal a gosto (sem sobrepor à doçura da batata) até que forme uma massa homogênea.
Em uma superfície lisa, polvilhe um pouco de farinha de trigo para que a massa não grude e faça rolinhos na espessura de 1 dedo e depois corte o rolinho em pedaços com largura de 1 dedo. Para reservar, coloque os nhoques cortados em uma forma e polvilhe farinha para que eles não se grudem.
Picar a sálvia em tiras finas e reservar. Tostar as nozes no forno por 5 minutos a 200ºC e picá-las grosseiramente, reserve.
Para cozinhar o nhoque, ferver uma panela grande com água e adicionar sal até que fique salgada como a água do mar. Colocar o nhoque para cozinhar cuidando para que tenha água em abundância, evitando que se grudem. O nhoque estará pronto quando subir à superfície.
Em uma frigideira em fogo médio, acrescentar a manteiga, a sálvia e as nozes reservadas. Conforme fiquem prontos, acrescentar os nhoques à frigideira e mexer delicadamente para que se misture ao molho, ao final, adicionar um pouco (5 colheres de sopa) da água do cozimento ao molho e mexer até que incorpore.
Finalizar com queijo pecorino ralado na hora.

Para tornar a experiência ainda mais agradável, o enólogo Edegar Scortegagna da Vinícola Luiz Argenta, indica a harmonização do prato com vinhos tintos de sabor frutado e acidez equilibrada, como é o caso do Shiraz L.A. Jovem. Confira mais informações em www.vinhosdosaltosmontes.com.br